Pra lembrar como é a sensação de não se desesperar com o Flamengo

Flamengo me ajuda a te ajudar
3 min readJun 26, 2022
Léo Pereira tão alto que os caras tiram meio do corpo do chão e mal ultrapassam ele

A sensação é um pouco incomum nos últimos tempos, as palavras parecem esquisitas ao sair da boca, você precisa pensar duas vezes pra ter certeza que não está se confundindo, mas sim, aconteceu: neste sábado o Flamengo jogou bem.

Foi contra um América-MG que começa a se aproximar perigosamente da zona do rebaixamento, um time treinado por Vagner Mancini e que tem seu ataque comandado por Aloísio Boi Bandido? Sim, mas neste sábado o Flamengo jogou bem.

O número de caminhões necessário para transportar os gols perdidos por Gabigol, incluindo o pênalti cobrado para fora, foi tão grande que pode contribuir para a escassez do diesel em território nacional? Sim, mas neste sábado o Flamengo jogou bem.

Rapper Big Lil Lost Goal

A vitória tranquila deste fim de semana pode colocar mais uma vez o Flamengo no famoso “ciclo da ilusão rodiniana”, em que uma ou duas boas atuações perdidas fazem com que a diretoria e alguns torcedores acreditem que realmente Rodinei sabe jogar bola e se esqueçam de todas as outras 50 partidas terríveis que ele faz por temporada? Sim, mas neste sábado o Flamengo jogou bem.

Algumas pessoas vão realmente falar “pô, mas viu como Léo Pereira e o Gustavo Henrique jogaram bem juntos? a galera critica os dois e não vê isso”, que é mais ou menos o mesmo nível de responsabilidade argumentativa que dizer que o aquecimento global é bacana porque vai dar praia quase todo dia? Sim, mas neste sábado o Flamengo jogou bem.

A verdade é que existem várias condicionantes e várias atenuantes, que vão desde a imensidão de gols perdidos que com certeza fariam falta em qualquer outra partida até o período, quando vencia por 1x0, em que o Flamengo parecia decidido a conseguir um empate para o adversário de uma maneira ou de outra, passando pela bela partida do goleiro Santos, que precisou fazer ao menos duas ou três defesas que não apenas dificilmente algum dos nossos outros goleiros fariam como fizeram toda a diferença no rumo da partida. Mas ainda assim o importante é que neste sábado o Flamengo jogou bem.

Gabigol hoje perdeu até a foto comemorativa

E isso é muito importante porque, sinceramente, já fazia tempo demais que o Flamengo não jogava bem. Fosse pelas derrotas constrangedora para adversários dos mais variados níveis, as vitórias suadas em que o time não empolgava, os empates cedidos de maneira bisonha por conta de posturas injustificáveis, já fazia um certo tempo que o Flamengo não dominava uma partida e conseguia transformar esse domínio em oportunidades e essas oportunidades em gols e esses gols numa vitória mais ou menos segura.

Não significa, obviamente, que os problemas do Flamengo tenham sido solucionados, que sejamos a galinha do meme “máquina de vencer”, que agora tenhamos voltado a ser favoritos para algo nessa temporada além de “passar raiva para caralho”. Mas diante da total indigência técnica e espiritual que o time vinha apresentando e do quão fundo o abismo era nas diversas partidas em que parecia mais fácil e possível acabar com a fome no mundo do que ver a equipe rubro-negra fazendo um gol, é sim necessário agradecer e comemorar o fato de que, sim, neste sábado o Flamengo jogou bem.

E isso gera ao menos alguma esperança de que, com o tempo, ele possa jogar melhor.

--

--